tudo sobre perfil dominante

Perfil Dominante: 5 Coisas Sobre Eles Que Mudarão Sua Vida | Metodologia DISC

Se você parar para imaginar alguém que irradia energia, é incansavelmente determinado e se comunica de forma direta e competitiva pode trazer à mente vários indivíduos notáveis. Talvez até tenha pensado em alguém como Steve Jobs, cujo perfil se encaixa perfeitamente nessa descrição. Mas o que realmente define esse tipo de personalidade?

criador da apple steve jobs é dominante perfil da teoria disc
Frase de Steve Jobs “Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar… se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.”.

Seja você um entusiasta da Metodologia DISC ou esteja apenas começando a se aventurar nesse universo, desvendar os mistérios por trás do Perfil Dominante pode ser a chave para desbloquear o sucesso em diversas áreas da vida.

Antes de prosseguirmos você precisa entender uma única coisa.. 

"Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.." - Simon Sinek
“Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios..” – Simon Sinek

Prepare-se para uma jornada intrigante, onde desvendaremos os segredos que moldam o Perfil Dominante. Aperte os cintos, pois estamos prestes a explorar aspectos essenciais que podem transformar a maneira como você percebe as dinâmicas humanas.

Perfil Dominante: O Perfil Dos Executores

Segundo a metodologia DISC, que estabelece os quatros perfis comportamentais, uma pessoa com o Perfil Dominante é aquela que é independente, bem direta na comunicação e se adapta melhor às dificuldades.

Segundo William Marston, criador da Teoria DISC, cada fator (Dominante, Influente, Estável e Conforme) se manifesta em intensidades diferentes em nossos comportamentos.

Esses níveis de intensidade que se manifestam em nosso comportamento são classificados de 0-100. A intensidade do perfil pode ser vista nestes aspectos:

  1. Rigidez: extremamente alto ou extremamente baixo
  2. Intensidade: muito alto ou muito baixo
  3. Flexibilidade: alto ou baixo

Uma pessoa com o perfil dominante extremamente alto,  pode apresentar muita arrogância, agressividade, individualidade e serem muito opressores.

Com o nível alto de intensidade, podem apresentar um pouco mais de suavidade em suas características, sendo audacioso, generalista, autoritário e energético.

Já com o nível alto de intensidade, podem apresentar um pouco mais de suavidade em suas características, sendo competitivo, autoconfiante, decidido e independente.

Sabendo disso, é possível identificar as características de um fator que seja mais visível no comportamento de uma pessoa, se tornando então, o fator predominante.

Principais Características Do Dominante

O Perfil Dominante são diretos e não gostam de enrolação. São tão competitivos que querem ganhar até no par ou ímpar. Ele amam desafios e tomam decisões de forma rápida e totalmente racional.

É comum os dominantes serem decididos, assertivos e diretos, pois são orientados para a ação, desejam também ver logo o resultado do seu trabalho, podendo ser muitas vezes bem intolerantes e incompreensíveis.

Pessoas com perfis dominantes valorizam muito a busca pelo resultado, influenciando pessoas a agirem em prol de metas, e quando traçam um objetivo, tendem ir até o final.

“Meu trabalho não é facilitar para as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.”  – Steve Jobs

Abaixo mapeamos os principais comportamentos de um Dominante, confira:

mapa do perfil dominante
mapa do perfil dominante
Qual Palavra Define O Perfil Dominante

Intolerância: Para uma Alto Dominante é bem desafiador realizar atividades onde eles precisam de calma e paciência, já que costumam na maioria das vezes não tolerar processos lentos e que necessitam de espera. O Perfil é marcado pelo seu espírito de competição.

Emoção Predominante

Raiva: É comum os dominantes serem decididos, assertivos e diretos, pois são orientados para a ação e desejam ver logo o resultado do seu trabalho, podendo ser muitas vezes bem intolerantes e incompreensíveis. A emoção mais clara deste perfil é a raiva;

O que Motiva Pessoas Com Esse Perfil?

Desafio/Poder: Estar no comando e tomar as principais decisões é muito importante para ele. Geralmente o seu combustível é ser desafiado. A sensação de deter o poder soa como música aos ouvidos do Dominante. Eles lidam bem com riscos e desafios, pois são persistentes e autoconfiante.

Como Tomam Decisões
  • Por decidirem de forma rápida, o nível de impaciência e intolerância deste perfil podem ser altos.
  • Uma boa dica é: seja mais empático com a velocidade que cada pessoa possui.

Racional e Rápida: Dominantes são mais ousados e estão mais dispostos a correr riscos. Ao tomar decisões fazem análises rápidas e racionais; Dominantes são capazes de alcançar um equilíbrio entre qualidade e velocidade para chegar ao padrão exigido sem demandar muito tempo. Lidam bem com mudanças e situações de pressão;

Pessoas Públicas Com Perfil Dominante

  • Donald Trump
“Nenhum sonho é grande demais, e nenhum desafio é impossível. Não há nada que possamos querer para o nosso futuro e não consigamos alcançar. A América não vai mais aceitar nada além do melhor.” [Discurso da vitória, 9 de Novembro de 2016]
“Nenhum sonho é grande demais, e nenhum desafio é impossível. Não há nada que possamos querer para o nosso futuro e não consigamos alcançar. A América não vai mais aceitar nada além do melhor.” [Discurso da vitória, 9 de Novembro de 2016]
  • Bernardinho
A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação.
“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação.”
  • Romário
  • Roberto Justus
  • Steve Jobs
  • Abílio Diniz
  • Marta Suplicy
  • Gordon Ramsay
  • Hilary Clinton
  • George W. Bush
  • Jack Welch
  • Arnold Schwarzenegger
  • Robert de Niro

Como Geralmente Os Dominantes Se Vestem?

Uma das características dos Dominantes é ser discreto e elegante em suas roupas.

Moda SUITS: confira os looks dos personagens da série da Netflix
Moda SUITS: confira os looks dos personagens da série da Netflix

Geralmente são vaidosos, porém, sua figura interna de liderança o induz a utilizarem roupas que transmitam essa forma de liderar de maneira discreta e imponente, trazendo sempre à tona a imagem de líder.

forma de se vestir steve jobs perfil dominante
Steve Jobs, dominante. E a sua forma de se vestir..

Dominantes gostam de posições de destaque, por isso se preocupam muito com a sua imagem pessoal.

05 Pontos Positivos Do Perfil Dominante

Pontos Positivos Do Perfil dominante
Pontos Positivos Do Perfil dominante
  • Dominantes lidam bem com riscos, desafios e mudanças, são persistentes e autoconfiantes. resistem a ambientes de pressão constante.;
  • Esse Perfil é extremamente prático na execução de demandas e tarefas, focando exclusivamente na entrega do trabalho;
  • Influencia as pessoas para o atingimento de metas e resultados. Sua mente está quase sempre voltada para criar ideias e projetos;
  • São capazes de alcançar um equilíbrio entre qualidade e velocidade para chegarem ao objetivo sem requerer muito tempo;
  • Normalmente, seus momentos de dúvidas são bem rápidos, pois buscam a praticidade e se antecipam às adversidades com facilidade.

Como O Dominante Lidera Pessoas

Sabe aquele seu chefe que pede tudo para ontem, sempre com muita urgência? Possivelmente ele tem traços do fator Dominante no seu perfil.

Os dominantes são ótimos executores, sua liderança é marcada com sua ousadia, energia e firmeza. Para eles toda tarefa precisa ter prazo de entrega, normalmente são intolerantes com pessoas que possam comprometer o resultado final.

formas de cada perfil da metodologia disc lidera outras pessoas
formas de cada perfil da metodologia disc lidera outras pessoas

Pessoas com alta dominância tem dificuldade em delegar tarefas e, centralizam as decisões em torno de si.

“Estar no comando e tomar as principais decisões é muito importante para ele.”

Lideres dominantes visam o resultado da equipe, sua comunicação é objetiva e direta, não gostam de rodeios no diálogo. 

São determinados e focados nos objetivos e prazos a serem cumprido;

Sua liderança é pautada no comando, estilo comum a líderes ousados, firmes, inflexíveis, acelerados, enérgicos e que impõe prazos.

Ambiente Gerado Pelo Perfil dominante ao Liderar
Ambiente Gerado Pelo Perfil dominante ao Liderar
  • Como Líderes buscam melhorar os resultados do seu time, mas são exigentes, questionadores, obstinados, e possuem senso crítico apurado;
  • Comandam pessoas com autoconfiança e posicionamento firme;
  • Possuem um senso de urgência aguçado e imprimem um ritmo acelerado para si e sua equipe;
  • Preferem tomar suas decisões de forma rápida e mais individual;
  • São exigentes, questionadores e possuem senso crítico apurado, o que facilita encontrar falhas e problemas.

Pontos a Desenvolver de Um Dominante

pontos que um dominante precisa desenvolver
pontos que um dominante precisa desenvolver

Como ele gosta de centralizar as decisões, nem todos ao seu redor estarão felizes com isso, sendo bem comum em ambientes de profissionais quando um líder desse perfil toma uma decisão egoísta com um certo nível de vaidade aflorado, não pensando no bem para a própria empresa e para os colaboradores. A Dica é:

  • Aja com mais empatia, busque o consenso entre os integrantes da equipe, isso será um grande avanço;

Como é bem comum o Dominante se comunicar de uma forma direta e com ar de “agressividade” isso pode gerar medo, A Dica é:

  • Ser mais cauteloso com o seu tom de voz e com a linguagem corporal para passar um tom amigável

Por as vezes exigir muito das pessoas, pode ser que ele não confie tanto que elas podem contribuir para o seu resultado, porém nem sempre é assim. Por isso, A Dica é:

  • Delegue mais tarefas as pessoas e acredite no potencial delas. 

Com seu nível de praticidade bem elevado, as vezes alguns detalhes podem ser não visto ou esquecidos. Por isso, valorizar mais o planejamento o ajudará, para evitar contratempos desnecessários.

Melhor Estilo De Comunicação Com Dominantes

melhor estilo de comunicação com o perfil dominante da metodologia DISC
melhor estilo de comunicação com o perfil dominante da metodologia DISC
  1. Vá direto ao ponto sendo bem específico, evite ser prolixo.
  2. Fale de assuntos relacionados ao que ele gosta, procure não abusar tanto da sociabilidade.
  3. Concentre-se nos resultados e prazos envolvidos evitando detalhes;
  4. Não fale de temas irrelevantes e, em vez de apontar pontos negativos, faça sugestões de como alcançar o objetivo.Por ser muito convicto e decidido, não imponha suas ideias, seja mais cuidadoso em suas explicações e esteja mais aberto às ideias e opiniões de outras pessoas irá melhorar a qualidade dos seus relacionamentos;

Valor Do Perfil Para a Empresa x Melhores Áreas de Atuação

Encaixam-se em atividades/cargos que tenha o foco na busca por resultados. 

Naturalmente eles sabem lidar bem com pressão e estão dispostos a sofrer riscos, podendo encontrar com equilíbrio entre velocidade e qualidade.

Prefira inseri-lo em funções onde ele realize o fechamento de novos negócios e atingimento de metas desafiadora.

Os Dominantes possuem dentro de si a capacidade de superação dos grandes campeões.

Um dos protagonistas da aclamada série Suits, o advogado Harvey Specter é um belo exemplo de Dominância bem aplicada ao mercado de trabalho.
Um dos protagonistas da aclamada série Suits, o advogado Harvey Specter é um belo exemplo de Dominância bem aplicada ao mercado de trabalho.

O perfil é ideal para cargos que envolvam:

  1. Gestão de pessoas e com foco nos resultados;
  2. Liderança e vendas, como apresentação de contratos ou novos negócios.

Mesmo que os obstáculos surjam, elas são as primeiras a tomar à frente e pensar em estratégias para superá-los.

Dominantes possuem um Perfil Executivo de liderar, fazem questão de estarem no comando e ter o poder das principais tomadas de decisões. Com isso podem ter dificuldades em delegar, pois necessitam de dar a palavra final. 

Normalmente, possuem senso de urgência bem aguçado, são questionadores e fazem com que consigam encontrar rápido o problema e resolvam de forma prática e eficaz. 

Através da presença da característica comandante, com inteligência emocional, são capazes de inspirar e orientar seus liderados para a obtenção de resultados.

Dominantes com Habilidades Emocionais são ideais em cargos de: 

  • Diretoria Comercial
  • Controladoria de Qualidade
  • Assistência em Expansão de Negócios
  • Governança
  • Diretoria Financeira
  • Coordenação de Novos Negócios
  • Gerência de Varejo
  • Consultoria de Vendas

Além das características que citamos anteriormente, o perfil Dominante possui muitos outras características que o tornam peça chave como líder dentro das principais estratégias no mundo corporativo.

A boa comunicação com o perfil dominante é a chave do sucesso.

O Dominante pode receber o apelido de “pavio curto”. 

Afinal, o Dominante não “engole sapo”, o que ele precisa resolver, ele resolve pra ontem.

perfil dominante da teoria disc
“A Emoção predominante do Perfil Dominante é a Raiva”

Já ouviu alguém falar assim “eu sou verdadeiro, eu falo na cara mesmo…”, geralmente pessoas que usam essa frase tem um grau de Dominância um tanto quanto alto em seu comportamento.

Outras frase de pessoas com alta dominância é: “Tá, mas.. Me responde apenas o que eu te perguntei..” Eles são tão diretos que não suportam pessoas que dão voltas para responder suas perguntas.

Pessoas com um nível de dominância alto são usualmente marcados por serem opressoras, obstinadas, agressivas, arrogantes e individualistas

Para eles é bem desafiador realizar atividades onde eles precisam de calma e paciência, já que costumam na maioria das vezes não tolerar processos lentos e que necessitam de espera.

Possuem tendência a serem um pouco egoístas,  por isso podem ferir pessoas com palavras e atitudes com mais facilidade.

Pela sua comunicação direta e seu ar “agressivo” ao falar podem chamá-lo de “ogro”, pois na maioria das vezes não são empáticos em sua comunicação e isso pode terminar em conflitos de comunicação.

 

Como Seria Um Dominante na Fase da Infância?

Você já deve ter visto crianças que parecem que a bateria é infinita, são extremamente enérgicas e competitivas nas brincadeiras. Podendo até mesmo chorar quando perdem.

Geralmente crianças que são “birrentas” e que não “obedecem” aos pais, tem um bom grau de dominância no perfil comportamental delas.

Lembra que o Dominante precisa ser o tomador de decisão? Então.. Para ele é difícil lidar com a questão de alguém ficar mandando nele o tempo todo.

criança com perfil dominante
criança com perfil dominante

Crianças dominantes tem sempre um resposta na ponta da língua, são respondonas e agressivas em boa parte das vezes…

Na criação de um filho dominante opte por tentar dar opções para o seu filho, assim, ele sempre será o tomador de decisão.

Ao invés de você dizer:

  • “Filho, vai escovar os dentes agora e depois tomar banho porque a mamãe está mandando”

Diga a mesma coisa porém, de uma forma diferente:

  • “Filho, o que você prefere? Escovar os dentes primeiro e depois tomar banho? Ou tomar banho primeiro e depois escovar os dentes?

Perceba, que no final ele fará a mesma coisa que você quer. Mas, ele será o tomador de decisão. Acredite, isso é importante para o perfil do Dominante.

Normalmente o perfil de uma criança é desenvolvido com influência de 40% de genética e 60% do ambiente.

Como já sabemos, não existe perfil bom ou ruim.

Por isso é muito importante os pais educarem bem seus filhos, mostrando os limites e, ao mesmo tempo, sendo pacientes.

Em caso de filhos dominantes, demonstre para eles a importância da empatia e de serem menos egoístas em sua vida diária.

Um Dominante No Ambiente Familiar e Amigos

Como ele está sempre arrumando um problema para resolver, ou está realmente muito ocupado no trabalho ou em outras atividades, é bem provável que ele esteja inacessível, e com facilidade rejeitará outras propostas que te tirem do foco.

Normalmente é aquela que está sempre com o controle remoto na mão, e gosta de escolher os canais que serão assistidos.

Se alguém precisa decidir algo, ela é a primeira a falar.

Um exemplo é se alguém perguntar em casa “onde iremos jantar hoje?” ela possivelmente será a primeira a se posicionar.

Roberto Justus, Possui Características Predominantes Do Perfil Dominante
Roberto Justus, Possui Características Predominantes Do Perfil Dominante

Não tente invadir o espaço dela sem antes mostrá-la o quanto você poderia beneficiá-la em alguma coisa.

Sarcasmo também é uma de suas características, e as vezes por querer ser superior a outras pessoas, podem ser cruéis em alguns tipos de brincadeiras.

Seu instinto vingativo é muito aflorado, com isso tome cuidado e não tente arrumar um conflito desnecessário com ele.

Principais Medos do Dominante

medo do perfil dominante (1)
medos do perfil dominante

Fracassar

Um dominante nunca entra num jogo para perder, nem se quer para o segundo lugar, ele sempre olha para o primeiro. Por mais simples que seja a competição.

Com isso é preciso ter muito cuidado, pois podem surgir situações perigosas e conflitos desnecessários.

Qualquer situação que o traga sentimento de derrota, fará com que ele se sinta mal, com isso ele poderá reagir de forma arrogante e prepotente com as pessoas.

Perder o poder e autoridade

Estar no poder é muito importante para um dominante de alta intensidade, com isso, tudo que possa comprometer o resultado dele ou ameaçar o poder dele, pode gerar muitos conflitos.

Se um filho responde mal a um pai dominante, possivelmente só o olhar do pai já é o suficiente para comunicar o filho que ele cometeu um erro.

Perder autonomia e liberdade de ação

Imagine um colaborador numa empresa que é dominante. Ele tem um chefe que sempre deu autonomia para ele fazer as coisas do jeito dele, ou seja, estava numa zona de conforto.

Acontece que seu chefe é mandando embora, e entra outro no lugar. E o chefe novo também é dominante e chega mudando muitas coisas, e inclusive começa a dizer o que esse colaborar tem que fazer sem ao menos construir um elo de confiança e saber como ele já tem feito o trabalho.

Isso é como um filme de terror para o dominante, ele detesta perder o controle da situação e de não tomar as suas próprias decisões.

Ter que submeter-se ou subordinar-se a alguém

Normalmente, um dominante tende a respeitar um outro dominante que ele admira, fora isso, ele tem uma necessidade muito grande de estar no poder.  

Se alguém que ele nem conhece, que não criou ainda um respeito a autoridade para ele, tentar força-lo a fazer algo de um jeito diferente do que ele prefere fazer, isso pode gerar uma situação não tão agradável.

Perder posição para outra pessoa

Pense num atleta que é dominante, ele sempre fará o melhor para atingir o objetivo dele.

Nos planos dele, só existe o primeiro lugar, ele quer estar na mídia e ser almejado.

Ter que reconhecer os próprios erros

Dificilmente ele pedirá desculpas, a não ser que ele desenvolva essa habilidade com o tempo.

Um pessoa com alto grau de dominância terá um pouco mais de facilidade em pedir desculpas para pessoas que ele admire, na maioria dos casos, outros dominantes.

Ceder num relacionamento para ele é muito desafiador, já que reconhecer seus erros é mostrar fraqueza, e com isso ele pode perder a autoridade.

Curiosidades do Perfil Dominante

1. Eles são os tomadores de decisão, se você quiser mandar neles, arrumará um belo problema;
2. Uma frase do Dominante: “Me responde apenas o que te perguntei por favor..”
3. Na comunicação com os dominantes diga à ele os resultados que ele terá com aquela ação, seja o mais direto possível.
4. A emoção mais clara deste perfil é a raiva;
5. Se ele não confiar na pessoa, é bem difícil reverter a sua opinião;
6. Amam estar no poder e no comando, então não tente tirar o controle dele, faça ele se sentir no controle.
7. Desafie ele para fazer algo muito louco, que ele fará.
8. Sua frase preferida é: “mais vale o feito do que o perfeito”

Onde Realizar o Test Disc Online

Há vários sites que oferecem o teste DISC para ser realizado online. Geralmente, é realizado perguntas de múltipla escolha com situações referentes ao seu dia-a-dia. Assim o software gera informações precisas sobre você.

realize o teste de perfil comportamental

Não há respostas certas ou erradas, e todas as questões devem ser respondidas de forma sincera e espontânea, sem pensar muito sobre o assunto ou imaginar o que você gostaria que fosse.

Onde Realizar o Teste Do Cis Assessment Com 99% De Precisão?

A forma mais simples de entender sobre seu perfil comportamental é usando um software. A diferença é que softwares pagos trazem pontos cruciais sobre o indivíduo que softwares gratuitos não conseguem realizar.

Ao concluir o teste gratuito, você saberá apenas o seu perfil predominante.

Teste Assessment – Análise 360º Do Indivíduo

Nós do Blog Decifrando Perfis, somos parceiros de uma Metodologia chamada CIS ASSESSMENT, essa teoria possui um software que desvenda mais de 80 tipos de informações sobre seu perfil para que você potencialize a sua vida pessoal e profissional.

Entre os pontos que o software consegue analisar, destacamos os seguintes aspectos:

  • Entender quais valores são importantes para você;

Pontos Únicos em Ter o Relatório Completo do CIS ASSESSMENT:  

  • Seu Índice de Precisão é Acima de 99%, segundo a Universidade Federal do Ceará;
  • O Software precisa ser respondido por pessoas próximas à você (de 2 a 5 pessoas), assim teremos uma analise 360º sobre você;
  • Além da Metodologia DISC, o Software inclui Múltiplas Ciências, tais como: Tipos Psicológicos e Teoria de Valores;
  • O questionário é realizado em Modelo R4 (aproveitando assim o maior número de informações para uma percepção mais apurada do analisado).

No final, você terá um relatório completo com cerca de 72 páginas sobre a pessoa mais importante do mundo: Você!

 

Sendo assim, a Metodologia do CIS ASSESSMENT é considerada uma teoria revolucionária. Afinal, ela consegue unir pontos que uma pessoa precisa desenvolver para se tornar bem sucedida em todas as áreas da sua vida.

“Todo e qualquer local que tenha pessoas haverá a necessidade de entender sobre elas.”

Sem dúvidas, esta plataforma é a principal ferramenta para quem deseja usufruir de uma vida épica.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre o Perfil Dominante e todas as suas tendências de comportamento.

Aprendemos sobre as suas principais características, entendemos sobre como ele toma decisões (de forma rápida e racional).

Entendemos qual a melhor forma de se comunicar com este perfil, lhe dando alternativas para que ele tome suas próprias decisões.

Compreendemos que o principal medo do Dominante é Fracassar, Perder a autoridade e ter que obedecer à ordens de outras pessoas.

Como líder, o Dominante é extremamente focado no resultado.

Mas, fala pra gente.. O que você aprendeu neste artigo? Qual das informações acima achou mais interessante?

Olhando para seu passado, quais foram os comportamentos que mais te prejudicaram e fizeram mal também as pessoas que você ama por causa do seu perfil comportamental?

Conta pra gente aqui nos comentários, nós queremos saber.

E ah, esse artigo pode mudar a vida de alguém, compartilhe nas suas redes sociais e envie para um “Dominantão” que você conheça e não fale nada… hehehe

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *